Newsletter



Você sabe qual é o tamanho dos navios que os portos brasileiros comportam?

 

Os navios representam mais de 60% do transporte marítimo mundial. Conhecidos como porta-contêineres, são utilizados para tornar os custos de logística internacional mais baratos e são divididos em algumas categorias:

Panamax: Assim são chamados os navios que atingiram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá até 2016, quando o canal foi ampliado. Isso significa um comprimento de 1000 pés (305 m), uma boca de 110 pés (33,5 m) e um calado de 85 pés (26 m).

Um navio Panamax deve ter no máximo as seguintes dimensões: comprimento de 294 m, largura 32,3 m, com calado de 12,04 m.

Post-Panamax: A capacidade desse navio pode chegar a 9000TEUS.

Mega Containerships: Navio com 400m de comprimento, com capacidade de 15000TEUS.

A fim de gerar mais economia e diminuir a poluição, nos últimos anos os porta-contêineres expandiram sua capacidade e tamanho para o carregamento de contêineres, contando com novos gigantes:

MOL Triumph: capacidade 20.150 TEUs.

CSCL Globe: capacidade 19.000 TEUs.

Linha Triple-E da Maersk: capacidade 18.000 TEUs.

A profundidade de um porto designa o tamanho das embarcações que podem atracar nele. Portanto, quanto maior for a sua profundidade, maior é o tamanho das embarcações, aumentando o número de produtos a serem carregados em uma única viagem e diminuindo seu custo logístico.

Para compreender como é realizada essa verificação e quais navios podem atracar em um porto, é preciso entender o conceito de calado e costado.

Calado

Significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Espaço ocupado pelo navio dentro da água.

O conhecimento do calado do navio em cada condição de carga e de densidade da água (em função da salinidade e temperatura) é essencial para determinar a sua navegabilidade sobre zonas pouco profundas, em especial nos portos e em canais.
Anfetaminas y esteroides: Cómo luchaban los soldados de EE.UU. en la Guerra de Vietnam – RT antiinflamatorios nao esteroides Esteroides hormonios Drostanlone Propionate – Akçay Emlak
Toda embarcação pode flutuar entre um calado máximo quando ela está à plena carga e um calado mínimo quando ela está descarregada inteiramente.

Costado

É a parede lateral do barco, que vai desde a linha de flutuação até a borda superior do navio.

Calado do navio x profundidade no porto

Acredita-se que quanto maior o calado, mais largo o navio será e consequentemente, transportará um número maior de cargas. No que se refere aos portos (cais), estamos nos referindo à profundidade. Portanto, os navios possuem calados enquanto os portos possuem profundidade.

Portos Brasileiros

A expansão dos navios é uma tendência global. Navios maiores exigem mudanças na estrutura dos portos, principalmente no que se refere ao calado. Cada centímetro perdido na profundidade do canal significa deixar de receber essas embarcações.

O Cape Sounio, da armadora Zim, foi o maior navio já atracado em porto brasileiro (com capacidade de carregar 11 mil TEUS).

As restrições, no entanto, têm afetado portos como Santos (SP), Salvador (BA), Itapoá (SC) e Rio Grande (RS), entre outros. Os portos brasileiros ainda não estão aptos para receber a visita dos gigantes dos mares.

Porém, o Porto de Santos está se desenvolvendo para atender essa nova demanda. Esta será a chave para melhorar sua competitividade.

Santos permanece como o porto mais influente no conjunto de movimentação de contêineres na América Latina.

 

 14,881 total views,  8 views today