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Quero importar e exportar. Por onde começo?

Na atual sociedade globalizada, cada vez mais há empresas que desejam importar produtos de outros países e exportar seus próprios. Para isso, é necessário seguir uma série de passos para regularizar esse comércio e garantir a segurança da empresa bem como dos consumidores.

Importação

Para importar um produto para o Brasil, é preciso que a empresa faça um cadastro, uma Habilitação junto a Receita Federal, chamada de Habilitação ao SISCOMEX / Sistema RADAR. O Siscomex é o Sistema Integrado de Comércio Exterior da Receita Federal, que em conjunto com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e o Banco Central do Brasil (BACEN), controla todas as atividades de comércio exterior das empresas brasileiras.

Em seguida, é necessário conhecer a mercadoria que se pretende importar: todas as informações de sua natureza, informações técnicas e descritivo completo são de suma importância nesse momento. Cada produto possui uma classificação fiscal da “Nomenclatura Comum do Mercosul” (NCM). Esta NCM determina o tratamento administrativo que o produto requer para chegar ao Brasil, bem como sua carga tributária (nível dos impostos). Ressalta-se que a classificação incorreta de uma mercadoria é passível de multas, possível apreensão de cargas, dentre outras sanções.

Após a definição do NCM, analisar o custo logístico da importação, prazos e lead-times. Algumas empresas de Despacho Aduaneiro se responsabilizam por todas essas fases, onde devem ser observados:

  • Custo de frete internacional
  • Custo de armazenagem no porto ou no aeroporto
  •  Custo de tributos Federais (II, IPI, PIS e COFINS)
  •  Custo do tributo Estadual (ICMS)
  •  Custo de taxas dos Siscomex
  • Custo do frete rodoviário ou ferroviário do aeroporto ou porto até sua empresa
  •  Custo com despesas de taxas diversas como as das companhias aéreas ou de órgãos anuentes

Com o time Logtrade, além de todo esse estudo de procedimentos, nossos Consultores auxiliam o importador a analisar custo a custo, buscando juntamente ao cliente as melhores práticas e dicas com o objetivo de viabilizar o negócio de forma eficiente e efetiva.

Exportação

Para exportar seus produtos, sua empresa também deve seguir uma série de passos para que tudo seja realizado conforme a lei e o produto chegue no mercado exterior da maneira adequada.

Assim como na Importação, a empresa precisa se habilitar ao Siscomex (Sistema RADAR) e, uma vez avançada esta etapa, buscar suporte para analisar custos e procedimentos de embarques destinados ao exterior. Inicialmente, o exportador deve emitir para o importador uma “proforma invoice”, documento que serve como um orçamento escrito, formalizador da intenção de compra pelo importador.

Com a mercadoria pronta para embarque, o exportador brasileiro deve emitir uma NF de venda do seu produto, ao exterior, e com base nesta NF, alguns documentos de exportação são gerados, como a DU-e – Declaração Única de Exportação – documento eletrônico gerado no Siscomex, utilizado para liberar a carga na Receita.

Além da DU-e, outros documentos de exportação são: Fatura Comercial, Romaneio de Carga (mais conhecido como Packing List), Conhecimento de Embarque Internacional, Certificado de Origem, Apólice de Seguro de Transporte e Carta de Crédito. São tidos como documentos pre-embarque e pós-embarque da carga.

A Fatura Comercial é o documento emitido pelo exportador que equivale a uma nota fiscal no cenário externo. Começa a valer a partir da saída do produto do país e é imprescindível para o importador receber a mercadoria no destino. Esse documento está sujeito à lei internacional e serve também como registro da transação comercial.

Romaneio é o documento emitido também pelo exportador para o embarque, retratando como as mercadorias estão acondicionadas, em seus respectivos volumes, com seus respectivos pesos e dimensões, numeração dos volumes e arrumação da carga. Resumindo, é a lista detalhada de tudo que está sendo enviado ao importador.

Conhecimento de embarque internacional é o documento mais importante do processo, o qual transfere a posse da carga do exportador para o importador. Emitido pela Companhia Aérea, Marítima, Rodoviária, esse recebe a denominação de acordo com o meio de transporte utilizado. No Marítimo chama-se BL – Bill of Lading. No Aéreo, chama-se AWB – Air Way Bill.

Certificado de Origem é o documento emitido pelo exportador e utilizado pelo importador para comprovar a origem da mercadoria e a isenção ou redução de imposto no País de destino.

Apólice de Seguro ou Transporte é o documento que atesta a contratação de seguro da mercadoria.

As atividades de importação e exportação são caracterizadas por alguma burocracia. São muitos documentos a serem emitidos, regras e legislações a serem observadas visando garantir a conformidade legal e o êxito de uma empresa que pratica o comércio exterior.

No entanto, essa burocracia não deve ser um desincentivo a sua prática e é preciso ressaltar que empresas de pequeno e médio porte podem realizar tais atividades. Importar ou Exportar mercadorias pode ser um grande diferencial em seu negócio e exportar pode garantir uma grande visibilidade e crescimento da empresa. Por isso, conte com o nosso time, temos expertise em todos esses processos. Estamos prontos para te ajudar a crescer!

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