Quais os fatores que podem impactar a logística mundial em 2023
– Oferta versus Demanda
O indicativo é de fretes abaixo do que vinha sendo praticado nos últimos dois anos. Segundo a Alphaliner, em 2023 entrarão em operação 343 navios com capacidade para transportar 2,3 milhões de TEUs, o que representa um incremento da oferta de capacidade de 8,1%, ao passo que a demanda global deve crescer apenas 2,7%, podendo gerar um descompasso entre a oferta e a demanda.
– IMO 2023
Regulamentação internacional que entrou em vigor no dia 1º de novembro deve manter o desenvolvimento de combustíveis verdes como destaque na pauta de 2023. Empresas que estejam envolvidas com as melhores práticas ESG certamente começarão a ter interesse em entender os níveis de emissões, eficiência energética e a pegada de carbono de seus fornecedores de frete de marítimo.
– Maior presença dos armadores na cadeia logística
Liderados pela Maersk, a primeira a anunciar serviços logísticos integrados, outros armadores seguem caminhos semelhantes. Recentemente, a PIL e a Cosco anunciaram a intenção de oferecer serviços porta-a-porta, enquanto a Hapag Lloyd adquiriu a divisão de logística da Chilena SAAM.
– Investimento em automação e digitalização das operações
Um relatório do Banco Mundial e da Associação Internacional de Portos e Terminais (IAPH) concluiu que uma melhor colaboração digital entre entidades públicas e privadas em toda a cadeia de suprimentos marítimos resultaria em ganhos significativos de eficiência e cadeias de suprimentos mais resilientes, além de alcançar benefícios de segurança e proteção ambiental.
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