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Quais os fatores que podem impactar a logística mundial em 2023

– Oferta versus Demanda

O indicativo é de fretes abaixo do que vinha sendo praticado nos últimos dois anos. Segundo a Alphaliner, em 2023 entrarão em operação 343 navios com capacidade para transportar 2,3 milhões de TEUs, o que representa um incremento da oferta de capacidade de 8,1%, ao passo que a demanda global deve crescer apenas 2,7%, podendo gerar um descompasso entre a oferta e a demanda.

– IMO 2023

Regulamentação internacional que entrou em vigor no dia 1º de novembro deve manter o desenvolvimento de combustíveis verdes como destaque na pauta de 2023. Empresas que estejam envolvidas com as melhores práticas ESG certamente começarão a ter interesse em entender os níveis de emissões, eficiência energética e a pegada de carbono de seus fornecedores de frete de marítimo.

– Maior presença dos armadores na cadeia logística

Liderados pela Maersk, a primeira a anunciar serviços logísticos integrados, outros armadores seguem caminhos semelhantes. Recentemente, a PIL e a Cosco anunciaram a intenção de oferecer serviços porta-a-porta, enquanto a Hapag Lloyd adquiriu a divisão de logística da Chilena SAAM.

– Investimento em automação e digitalização das operações

Um relatório do Banco Mundial e da Associação Internacional de Portos e Terminais (IAPH) concluiu que uma melhor colaboração digital entre entidades públicas e privadas em toda a cadeia de suprimentos marítimos resultaria em ganhos significativos de eficiência e cadeias de suprimentos mais resilientes, além de alcançar benefícios de segurança e proteção ambiental.

A LOGTRADE/FGL GLOBAL integra as informações da cadeia de suprimentos e permite o acompanhamento de todo o processo logístico à distância e em tempo real. Fale com a gente! (71) 99700-5479.

Fonte: PortoseNavios

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