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Os 3 principais portos do Brasil e a importância deles para a logística marítima

Existem atualmente cerca de 30 mil navios realizando o transporte de quase seis bilhões de toneladas anuais do comércio internacional. Os navios de carga existentes no mundo transportam cerca de 90% do comércio do planeta, demais né! Diante deste cenário, o transporte marítimo desempenha um papel fundamental no nosso país, permitindo o transporte de cargas em grande volume e diversidade. Veja abaixo os três maiores portos do Brasil e sua importância para a logística marítima.
Porto de Santos (SP)
O maior porto do Brasil e um dos mais movimentados da América Latina. Localizado no Estado de São Paulo, destaca-se pela movimentação de cargas em tonelagem e contêineres, sendo reconhecido internacionalmente pela sua importância e magnitude na movimentação de TEUS. Possui uma posição estratégica na costa, facilitando o comércio com diversos países e linkando o comércio nacional entre o Norte/Nordeste e o Sul do País, por se localizar no Sudeste (posição estratégica para dar cobertura de cargas e movimentações no mercado nacional).
Porto de Paranaguá (PR)
O segundo maior porto do Brasil, com grande influência em 10 estados do país. Destaca-se pelo movimento abrangente de um gama de setores econômicos, como agroindústria, alimentos, indústria química e mecânica. É considerado o maior porto graneleiro da América Latina.
Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC)
Embora o Porto de Santos seja o maior em termos de tamanho, o Complexo de Itajaí e Navegantes merece destaque por sua infraestrutura ideal para o embarque e desembarque de cargas secas e refrigeradas. Localizado em Santa Catarina, Estado “pequeno” em dimensões comparadas a outros Estados Brasileiros, mas grande em número de portos quando comparados também a Estados maiores, Itajaí e Navegantes são estratégicos para o comércio de cargas que por exemplo, entram no Brasil a título de importação e são escoadas (como produtos industrializados em caso de importação de matérias primas e insumos ou como produtos finais mesmo, para revenda) para o Sul e Sudeste do Brasil, além das fronteiras rodoviárias existentes no MT, PR, RS e na própria Santa Catarina.
Conclusão
Esses portos são essenciais para a logística marítima brasileira, promovendo:
  • Movimentação de mercadorias
  • Geração de empregos
  • Fortalecimento do setor
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