Newsletter



A importância da logística internacional e o poder de conexão com o mundo

A logística internacional, seja através do frete marítimo, rodoviário ou aéreo, é fundamental para conectar os produtos e interesses do seu Estado e/ou do seu país com o mundo. A competição global exige cada vez mais a eficácia na logística, assim como infraestrutura de ponta nos portos e aeroportos.

O Estado do Ceará foi visionário com a estratégia de parceria formada por uma joint venture entre o Governo do Ceará e o Porto de Roterdam, na Holanda. O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, criado em 2002, está posicionado de forma geográfica privilegiada, tendo em vista que o porto possui a menor distância entre o Brasil e regiões estratégicas como os Estados Unidos, Europa e o norte da África. Porta de entrada para projetos de alto impacto na economia brasileira (energia solar e eólica, automotivo, siderurgia, tecnologia e automação, diversas matérias primas, insumos e embalagens), Armadores de peso tem grande preferência em estabelecer rotas e disponibilizar serviços para o Porto do Pecém, o que garante ao importador/exportador cearense boas oportunidades de fretes internacionais, na compra ou venda de seus produtos do/ao exterior.

Outro Estado que merece destaque é o Pará. Considerado o maior Estado exportador de açaí do mundo, o Pará conseguiu conectar sua biodiversidade com o mundo, através de um Porto de altíssimo nível e uma estratégia de logística internacional muito bem desenhada. Muitos fatores transformam o Porto de Vila do Conde em uma eficiente ligação da região com o resto do mundo, tendo em vista principalmente seu privilegiado posicionamento geográfico, assim como a grande extensão de frente acostável, contando com 10 berços de atracação, profundidade entre 12 m a 23 m, fácil acesso marítimo e fluvial e ampla disponibilidade de áreas para expansão. Com sua estratégia de porto e logística, o estado do Pará atraiu há muitas décadas atrás uma das maiores empresas do mundo no setor de alumínio que, atualmente e em conjunto com diversas outras industrias situadas na região do Porto de Vila do Conde, tem impactado positivamente no quesito socioeconômico, fundamental para o Estado do Pará. Assim como o exemplo do Ceará, Armadores de peso tem grande preferência em estabelecer rotas e disponibilizar serviços para o Porto de VDC, o que garante ao importador/exportador paraense boas oportunidades de fretes internacionais, na compra ou venda de seus produtos do/ao exterior.

A logística tem esse poder de conexão. Pensando em melhorar os processos de seus clientes de forma constante e perene, a LOGTRADE consegue otimizar sua logística através destes Portos (e também dos Aeroportos de Fortaleza e Belém), focando em entendimento de gargalos, cenários alternativos e busca de rotas e custos que economizem tempo e dinheiro de seus clientes. Conte com nosso time!

Por

André Magalhães
Fundador e Sócio-Diretor da LOGTRADE Consultoria em Comércio Exterior. Despachante Aduaneiro OEA.

Evandro Masiero
Sócio-Diretor RedLine NE Logísitca, Logtrade Fortaleza e Logtrade Belém.

 

 1,097 total views,  1 views today