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A caixa metálica que mudou a história do comércio mundial

Você sabe como e o porquê o container foi inventado?

A partir da revolução industrial, com o aumento da produção, aumento de estoques, o comércio regional começou a intensificar-se ainda mais entre cidades e estados e como consequência, a logística também começou a ocupar uma posição de destaque: para distâncias mais longas, passou a ser comum a utilização de mais de um modal: ferroviário + rodoviário, ou rodoviário + aquaviário… E justamente esta “transição” de modal foi o embrião do container.

Como assim? Onde? Por que?

Nos Estados Unidos, meados dos anos 1940, quando uma mercadoria seria transportada da fábrica para o armazém, e do armazém para o barco, esta “transferência” de mercadoria: fábrica-caminhão-armazém-barco eram transportados totalmente à mão.
Imagine uma carga de 100.000 bicicletas. Todas as bicicletas tendo de ser levadas uma a uma do ponto A (fábrica) para o ponto D (navio). Era uma bagunça!

A falta de padronização no transporte começou a se tornar um problema cada vez maior, pois a produção de bens de consumo crescia descontroladamente e com a consolidação dos trens (transportes ferroviários), a transferência de carga dos navios para os trens sendo feitas à mão, tornava o processo muito, muito lento!

Além disso, era comum acontecerem perdas de produtos, devido a problemas de acondicionamento de carga e desvios de mercadorias. Além dos altos custos de movimentação, como carga e descarga.

Em 1937, o norte-americano Malcom McLean, era dono de uma pequena firma de caminhões e assistindo ao carregamento de algodão em um navio, ele começou a pensar em alternativas que pudessem diminuir o tempo de carregamento/descarregamento, afinal tempo é dinheiro.

Daí veio a ideia de criar caixas de aço que acondicionassem estes produtos e que possibilitassem os mesmos serem transportados do início até o final do processo.

Com o passar dos anos, McLean foi evoluindo sua ideia, até que em 1956 fundou a companhia Sealand. Em 1966, após diversos testes entre portos americanos, foi realizado o primeiro transporte de containers intercontinental, dos EUA para o Porto de Rotterdam na Holanda: 50 containers.

Em Outubro de 1968 a ISO 1987 definiu os tamanhos atuais dos containers, 20 e 40 pés.

O maior navio porta container do mundo é o gigante HMM ALGECIRAS, com capacidade para carregar 24 mil TEUS (1xTEU = 1 container de 20 pés).

Alguns especialistas dizem que a invenção dos containers foram um dos maiores condutores da globalização mundial nos últimos 60 anos. E você, o que achou dessa história?

 

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