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10 passos para otimizar a logística internacional da sua empresa

Com a polarização das práticas de exportação e importação, cada vez mais empresas estão investindo na internacionalização do seu negócio. No entanto, um grande desafio de embarcar neste mercado, sem dúvidas, é a gestão da logística internacional. Diante disso, entender qual é a dinâmica dessa área se torna crucial. E para facilitar seu trajeto, preparamos algumas dicas importantes que com certeza irão ajudar sua empresa a brilhar nesse cenário. Veja abaixo.

1) Conheça os fornecedores internacionais

O gerenciamento logístico ocorre desde a realização do pedido até a entrega. Nesse sentido, o primeiro passo é garantir fluxos mais alinhados entre os compradores e fornecedores internacionais. Para tal, os gestores devem conhecer muito bem os seus parceiros estrangeiros, levantando informações não apenas a respeito dos prazos, mas também preços praticados, tipos de mercadorias comercializadas e processos de pagamento. Quanto mais dados a empresa tiver, com mais facilidade ela conseguirá encontrar um parceiro adequado e que ofereça melhores condições, qualidade nas tramitações e custo-benefício atrativo.

2) Entenda a respeito dos acordos internacionais e normas estrangeiras

Outra iniciativa crucial para otimizar a logística é conhecer muito bem as normas internacionais, assim como os acordos econômicos nos quais o Brasil faz parte como o BRICS e Mercosul, por exemplo. Não basta entender as taxas e juros, é preciso compreender todas as leis nacionais e estrangeiras que regem esse processo, assim como as possibilidades de envios, custos totais envolvidos, opções de isenções e documentações necessárias.

3) Escolha o modal de transporte apropriado

O modal de transporte nada mais é do que o método de deslocamento da carga: aéreo, rodoviário, marítimo, ferroviário ou cabotagem. Se tratando das importações e exportações, o tipo de transporte mais comum é o marítimo, em que os produtos são carregados por meio de containers. Além de ser um método com custos atrativos, ainda permite o deslocamento de qualquer tipo de carga. Em casos de importações ou exportações de países vizinhos do Brasil, é possível também contar com os transportes rodoviários, no entanto, esse modelo de deslocamento exige ainda mais cuidado no quesito documentação por conta das fronteiras. Nesse sentido, entenda qual tipo de transporte faz mais sentido para a sua empresa, levando em consideração não apenas a distância entre o seu negócio e o fornecedor, mas também os tipos de produtos comercializados e a quantidade.

4) Acompanhe as entregas

A partir dos processos já realizados nos tópicos anteriores, é momento de acompanhar os fluxos logísticos e, principalmente, as entregas. Analise o histórico dos fornecedores por meio de indicadores estratégicos, como tempo das entregas, atrasos, condições dos produtos quando chegam até o comprador final ou parceiro varejista aqui no Brasil, qualidade das embalagens e outras informações semelhantes. Mesmo após a escolha do fornecedor, é preciso acompanhar se o parceiro está cumprindo com todas as suas obrigações nesse processo e, se necessário, é fundamental considerar novos acordos internacionais com o objetivo de evitar prejuízos.

5) Atualize devidamente os fluxos logísticos

Antes de chegar ao destino, a importação ou exportação passa por diversos fluxos e isso inclui diferentes centros de triagem e distribuição, dependendo do modal de transporte escolhido. Isso significa que para ter um controle efetivo sobre toda a operação e conseguir mensurar os resultados, é fundamental manter cada processo devidamente atualizado. Esses dados não apenas te promoverão uma visão holística sobre o fluxo da operação, mas também vão facilitar na identificação de inconformidades, erros ou quaisquer situações imprevistas que possam ocorrer.

6) Previsão de demandas

A previsão de demanda é outro indicador que já faz parte da logística tradicional e, portanto, não pode ser rejeitada quando nos referimos à logística internacional. Com os dados levantados anteriormente, a sua empresa já entende o comportamento tanto do mercado externo, quanto do interno. Ou seja, qual é a procura pelos produtos, sazonalidade (época em que determinados itens vendem mais), produção de cada fornecedor e outras informações envolvidas. Dessa forma, é possível antecipar demandas de modo a evitar cenários de prejuízos, como é o caso de excesso ou falta de estoque, atrasos nas importações e altas repentinas nos preços.

7) Padronize processos

Não há como falar sobre logística sem citar a padronização de processos como iniciativa fundamental, afinal, sem fluxos muito bem definidos e seguidos por todos da operação, não é possível atingir plena eficiência na importação ou exportação. Diante disso, documente muito bem cada iniciativa e treine os colaboradores para seguirem todas as diretrizes da sua operação. Além disso, centralize todo o controle logístico no mesmo canal, garantindo confiabilidade das informações e minimizando os riscos de inconformidades.

8) Busque constante otimização

A otimização de processos não se trata de uma iniciativa isolada, pelo contrário, é preciso ter em mente que novas demandas podem surgir, especialmente no mercado internacional, por sua vez, para se manter competitiva, a sua empresa precisa estar preparada. Por essa razão, tenha um controle rígido da operação e busque constantemente oportunidades de otimização, assim como melhores preços, taxas mais atrativas e parceiros mais estratégicos de acordo com a realidade da sua empresa.

9) Invista em tecnologia

A tecnologia será essencial para colocar em práticas todas as dicas dos tópicos anteriores, isso porque ela permite centralizar toda a operação, promove melhor gestão de dados, garante transformação digital e diferencial. Por isso, invista em sistemas robustos, completos e integráveis, que permitam total controle sobre seus processos e tenham segurança de dados e emitam relatórios detalhados que auxiliem em melhores tomadas de decisão.

10) Conte com uma Operadora de Logística Integrada.

Por fim, se você deseja alcançar resultados expressivos no mercado internacional, o melhor caminho é contar com uma operadora de logística integrada, especializada em importação e exportação. De maneira geral, uma empresa nesta área já possui toda a expertise do comércio exterior e costuma ser responsável pela tramitação das mercadorias entre um país e outro, auxiliando os clientes não apenas na escolha do fornecedor mais estratégico, mas também cuidando de todo o gerenciamento logístico.

Conheça o Grupo LOGTRADE, temos cerca de 30 anos de experiência em comércio exterior e uma infraestrutura logística robusta totalmente integrada, o que nos permite focar em constante redução de custos e diminuição do tempo de importação. (71) 99700-5479.

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